Alfabetização Audiovisual Porto Alegre

Começa em Agosto a segunda edição do curso Cinema negro na Escola. Iniciativa on-line e gratuita do Programa de Alfabetização Audiovisual, que retorna com uma nova programação de Filmes!

Voltado para professores e professoras de todas as etapas de escolaridade, o projeto busca democratizar o acesso ao ensino audiovisual e promover a cultura afro-brasileira no ambiente escolar por meio de exibição de curtas-metragens da nova geração de cineastas pretos brasileiros e conversas em vídeo a respeito das obras.


Sejam bem-vindas e bem-vindos a Segunda Edição do Cinema Negro na Escola. É um prazer ter vocês aqui. O programa tem o objetivo de apoiar professores que visam oferecer a seus alunos atividades pedagógicas relacionadas ao cinema e a cultura afro-brasileira. Desenvolvido pela equipe do Programa de Alfabetização Audiovisual, a iniciativa foi criada em 2020 como uma forma de democratizar o ensino audiovisual aos mais diversos ambientes escolares através de uma abordagem de valorização e representatividade da cultura negra.

Nesta edição, o curso seguirá sendo elaborado como uma ação de formação virtual, que oferece aos professores e alunos uma discussão sobre a cultura afro-brasileira e sua representatividade na sociedade por meio da apresentação de filmes nacionais de curta-metragem, em sua ampla maioria dirigidos por cineastas negros. São três módulos, cada um idealizado para uma faixa etária distinta de estudantes. Os professores inscritos na formação têm acesso aos links dos filmes e também a uma conversa em vídeo entre a programadora responsável pela seleção dos filmes, cineastas e professores convidados.



A programação completa estará disponível em breve pelo ícone Sala de Cinema. No ícone Sala de Professores, é possível realizar a inscrição para obter a certificação de participação pela UFRGS.
Obrigado e desejamos a vocês uma ótima sessão!

Rolar para o topo