Alfabetização Audiovisual Porto Alegre

            Desde 2008, o Programa de Alfabetização Audiovisual objetiva qualificar as relações entre cinema e educação, desenvolvendo atividades de exibição de filmes a estudantes e professores, ações de formação docente, além de assessorias a escolas, publicação de livros, seminários, oficinas e workshops.
             São 13 anos de história desenvolvendo ações com a metodologia do acesso, reflexão e produção, que começou na Sala P.F. Gastal, na Usina do Gasômetro, e se desenvolve atualmente junto à Cinemateca Capitólio, ampliando a experiência do cinema para estudantes e educadores das redes públicas de ensino em Porto Alegre. Diante do contexto de pandemia do coronavírus, o Programa de Alfabetização Audiovisual se adapta às condições necessárias para não parar, desenvolvendo atividades de acesso ao cinema e apoio à comunidade escolar de forma remota e online, sempre gratuitamente.
           O projeto é uma ação realizada em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da Faculdade de Educação, com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura – Cinemateca Capitólio, e tem financiamento do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, pela Secretaria da Economia Criativa e Diversidade Cultural.

Foto: Guilherme Santos

Rolar para o topo